Shellstar é um pavilhão temporário leve que maximiza sua eficiência ao reduzir ao mínimo sua estrutura espacial e material. Contratado por Detour, um festival de arte e projetos que ocorre em Hong Kong em dezembro de 2012, o pavilhão foi desenhado para ser um lugar de encontro emblemático para os assistentes do festival.
Situado em um terreno baldio no distrito de Wan Chai, o projeto surgiu da intenção de criar um redemoinho espacial para atrair os visitantes para seu centro e posteriormente levá-los de volta ao recinto maior do festival. O trabalho foi feito através de modelagem paramétrica, durante seis semanas da fase de projeto, até a fabricação e montagem.
O processo de projeto dividiu-se em três outros processos que usaram técnicas avançadas de modelagem digital.
1. Pesquisa: A forma surgiu de um processo de busca formal e digital baseada nas técnicas clássicas elaboradas por Antonio Gaudí e Frei Otto, entre outros. Através do uso de Grasshopper e Kangaroo, as formas se auto-organizam em superfícies catenárias alinhadas com vetores estruturais que permitem espessuras estruturais mínimas.
2. Otimização da área: A estrutura é composta de cerca de 1.500 células individuais, ligeiramente curvas. As células dobram-se levemente para alcançar a curvatura total do projeto. No entanto, elas não podem ser demasiadas curvas, já que isso torna difícil o corte. O uso de uma sequência personalizada de comandos permitiu a otimização de cada célula para eliminar qualquer junta interna e para que tivessem uma geometria muito pouco curvilínea, simplificando em grande medida a fabricação.
3. Planificação da Fabricação: Através da utilização de scripts personalizados python, cada célula é desenvolvida plana e pronta para a fabricação. Além disso, etiquetas automáticas foram adicionadas para a orientação individual dentro deste processo como um todo.